• Mercado Livre Solidário

Por que é importante caprichar no SEO

Otimizar as páginas do seu site para que ele apareça entre os primeiros resultados de buscas no Google ajuda a ampliar a visibilidade de sua organização. Veja como fazer!


Experimente digitar “doar para educação” na barra de pesquisas do Google. Entre os mais de 20 milhões de resultados, aparece, logo no topo, os destaques identificados como “anúncios”, ou seja, que foram pagos para estar na área mais relevante da tela. Em seguida aparecem os resultados orgânicos, que são os mais relevantes para a palavra-chave buscada.



A confiança dos usuários no resultado da busca do Google é tanta que os três primeiros links do resultado orgânico recebem cerca de 30% dos cliques. Isso significa que, para estar no topo, você precisa mostrar aos algoritmos do Google que a sua organização é a melhor resposta para a busca realizada.


Daí vem a importância de traçar para o seu site uma boa estratégia de SEO, do inglês “Search Engine Optimization”, um conjunto de técnicas para a otimização de sites e páginas para mecanismos de busca online. Neste artigo, vamos explorar dois aspectos básicos considerados pelo sistema de ranqueamento do Google: palavras-chave e credibilidade.


PALAVRAS-CHAVE

Veja o resultado orgânico da nossa busca “doar para educação”:



Repare nas palavras marcadas em negrito. Nos quatro resultados, as palavras-chave “doar”, “doação” e “educação” estão em destaque logo no título ou no primeiro parágrafo do texto. No caso do Instituto Ayrton Senna, as palavras estão no próprio endereço da página (URL “doeeducação.org.br”). Isso acontece porque o Google avalia o conteúdo da página para saber tanto o assunto que ela aborda quanto a organização das informações.


Por isso, vale fazer uma varredura em seu site para melhorar o SEO e, sempre que criar uma nova página, é importante:

  • Ter títulos claros e atraentes, que digam exatamente o que o usuário vai encontrar nela e chamem a atenção do usuário.

  • Usar as palavras-chave mais importantes do seu conteúdo no título, nos sub-títulos, primeiros parágrafos do texto e links. Isso não significa que você precisa repetir os termos incansavelmente, comprometendo a qualidade do texto.

  • Em todas as páginas ou notícias que publicar, preencha os campos de keywords (as palavras-chave relevantes no seu texto), description (um resumo bem atraente do conteúdo da página, com cerca de 150 caracteres) e title (título que aparecerá no resultado da busca, com cerca de 50 caracteres). As ferramentas para construção de sites (como o Wix e o Google Sites) geralmente já possuem campos específicos para essas marcações.


Ao construir ou aprimorar o site da sua organização, dê uma pesquisada nas palavras-chave que pretende usar e suas variações. Pelo site Google Trends você consegue testar e comparar os termos mais buscados dentro de um período e/ou região.



CREDIBILIDADE

Pense nos algoritmos do Google como aquele bibliotecário que conhece todos os livros da biblioteca e saberá indicar as melhores referências para a sua pesquisa. Se você disser: “estou fazendo um trabalho sobre flores” ele provavelmente vai checar a lista de obras sobre esse tema e indicar o mais lido e requisitado pelos frequentadores e/ou a obra do autor considerado autoridade no assunto.


O Google faz a mesma coisa – não é à toa que grandes organizações como o Todos pela Educação e o Instituto Ayrton Senna aparecem entre os primeiros resultados do nosso exemplo. Por isso, é muito importante:


  • Oferecer conteúdos de qualidade, bem organizados, bem escritos e planejados com cuidado para que o usuário chegue e sinta vontade de continuar clicando. Afinal, não adianta atrair as pessoas para uma página onde elas não vão encontrar o que procuram e sair rapidamente.

  • Trabalhar para que outros sites ou blogs referenciem a sua organização, fazendo links para os seus conteúdos. Para aprofundar neste tema, pesquise referências sobre “Link Building”.

  • Trabalhar para que a sua organização seja lembrada e mencionada por cada vez mais pessoas e, assim, conquiste notoriedade e passe a ser buscada diretamente pelo nome.



INDO ALÉM DO BÁSICO


13 vistas

Entradas Recientes

Ver todo

MercadoLibre©Copyright 2019. Todos los derechos reservados.

Diseñado por                     en la plataforma de 

wingu.png
wix.png