• Mercado Livre Solidário

COMO ENGAJAR SUA ORGANIZAÇÃO NO DIA DE DOAR 2020

O Dia de Doar 2020 está chegando!


Você já conhece o movimento? Ele chegou no Brasil em 2013 com a proposta de promover a cultura de doação no país. Hoje já somos 72 países participantes oficiais e mais de 190 promovendo ações relacionadas.


Mas como disseminar a cultura de doação? Promovendo conexões de pessoas à causas e assim fomentar uma sociedade mais generosa e unida! Como o site diz, por ser um movimento ele tem um caráter colaborativo:


"..não é centralizado: a marca, os vídeos, o jingle, os cartazes e os mais diversos tutoriais são todos disponibilizados para quem quer participar da campanha se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação - seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas, etc."

Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos, e conversamos com o João Paulo Vergueiro, diretor executivo da associação para trazer as últimas novidades sobre o Dia de Doar e dicas para as organizações que querem se mobilizar nesse final de ano!



Quais as novidades do Dia de Doar para 2020 no Brasil?


João Paulo: "Esse ano temos muitas novidades! Além de um site novo, estamos produzindo muitos materiais para serem utilizados livremente, como posts para redes sociais, manuais, vídeos, em quantidade que nunca tivemos. Também estamos investindo no trabalho com influenciadores/as, e esperamos ter um retorno bacana ampliando o alcance do Dia de Doar. Vamos aprofundar nosso programa de dados colaborativos do Dia de Doar, com parceria com empresas que processam doações para que possamos entender melhor o impacto das doações e de quem participa do movimento. E vamos ter uma "live" do Dia de Doar! No dia 01 de dezembro ficaremos várias horas online repercutindo as ações que estarão ocorrendo pelo país inteiro."


Quais ações estão sendo propostas por ONGs e que podem inspirar outras?


João Paulo: "Tem muitas iniciativas bacanas sendo planejadas. A maioria é de ativação online, como não poderia deixar de ser, considerando que estamos ainda no meio da pandemia. São campanhas de apadrinhamento, eventos pela internet, de financiamento coletivo, etc. Mas também estamos vendo várias ações que envolvem parcerias entre ONGs e empresas, como por exemplo por meio de marketing de causas. As empresas vão estimular a venda de produtos e doar parte da receita para as organizações escolhidas. Ou vão fazer "matching", que é realizar uma doação para cada doação recebida pelas ONGs. Além disso vamos ver pelo país várias campanhas comunitárias, iniciativas de lideranças locais que incentivam a doação para a própria comunidade, não priorizando uma única organização apenas."


O que você recomendaria para uma ONG que ainda não tem uma ação planejada, mas gostaria de se engajar?


João Paulo: "Primeiro, "devore" todo o conteúdo já disponível nas redes sociais e no site do Dia de Doar e confira tudo da iniciativa. Há muitos posts, temos o manual de campanhas, manual de eventos, manual de influenciadores. Além disso, para se inspirar, faça uma busca no Instagram com a hashtag #diadedoar. Você vai gerar muita coisa legal! Em seguida, pense em algo que você gostaria de ter para sua ONG como resultado do Dia de Doar e que seria possível alcançar ainda neste ano: aumento de seguidores nas redes sociais; um valor específico em doações; novos doadores? Escolha a meta da sua instituição e prepare a comunicação para fazer acontecer. Não deixe de participar por estar muito em cima da hora: nesse dia, todo mundo vai falar sobre doação e é importante sua organização falar também e estar preparada para receber doações. Ah sim, e use ferramentas virtuais para isso, como código QR ou botão de doação no site. Não divulgue só conta bancária, que é a forma mais difícil para agilizar as doações."



Então anota aí na sua agenda: 1º de dezembro, terça-feira, milhares de organizações e pessoas estarão preparadas para receber e realizar doações, e mostrar apoio ao movimento através de publicações nas redes com a #diadedoar.


Acesse AQUI para conferir todos os detalhes sobre o Dia de Doar e saber como participar!


6 vistas

MercadoLibre©Copyright 2019. Todos los derechos reservados.

Diseñado por                     en la plataforma de 

wingu.png
wix.png