• Mercado Livre Solidário

Ainda não sabe o que fazer no Dia de Doar?

Actualizado: hace 4 días

Aqui vão algumas dicas de ações que dá tempo de você preparar para a semana que vem!



Todos os anos, o Dia de Doar é sinônimo de jantares, festas, encontros e feiras. Mas com a pandemia, a campanha acontecerá essencialmente online, no dia 1º de dezembro. Criado pela organização nova-iorquina 92Y com o nome de #GivingTuesday, o Dia de Doar é realizado atualmente em mais de 190 países com o objetivo de promover a doação e a generosidade.


Por aqui, esta será a 8ª edição, a segunda de 2020, um ano em que muita gente precisou de apoio e, graças à solidariedade do brasileiro, mais um monte de gente ajudou.


Não me preparei para o Dia de Doar, e agora?

Se você já conseguiu implementar algumas das dicas para captação de recursos online que temos compartilhado por aqui, sua organização já está um passo à frente. Mas, para realizar uma boa campanha e aproveitar ao máximo as oportunidades que o Dia de Doar traz, é preciso ir além da implementação do botão de doação no site, por exemplo.


Afinal, de um lado estarão milhões de pessoas e empresas querendo participar da campanha fazendo doações. Do outro, organizações com causas igualmente relevantes buscando apoio. Com tanta gente falando sobre o assunto ao mesmo tempo, é importante criar uma campanha que cative as pessoas que mais se identificam com a sua causa, o seu público-alvo.


Veja algumas ações que ainda dá tempo de organizar


  • Aproveite os materiais que a campanha do Dia de Doar preparou para apoiar as organizações parceiras. Neste site você encontra um drive cheio de vídeos, posts para redes sociais, material para imprensa e um banco de ideias que vão facilitar muito a criação da sua campanha: diadedoar.org.br


  • Crie um banner específico para o Dia de Doar e publique na página inicial do seu site, com link direto para a página de doação. O Canva é uma ferramenta que permite a criação de imagens de forma gratuita e bastante simples.


  • Envie um e-mail a pessoas que já doaram para sua organização e apoiadores de eventos anteriores, convidando-os para participar fazendo uma doação pelo site, via link de pagamento ou QR code. Quanto menos cliques e mais simples for o processo de doação, maiores as chances de o doador concluir o processo de pagamento.


  • Comece agora mesmo a divulgação da campanha nas redes sociais de sua organização, usando imagens como estas, que estão disponíveis no site do Dia de Doar.



  • Inclua o link de pagamento do Mercado Pago em todas as suas mensagens e postagens nas redes sociais.


  • Caso sua organização tenha contato com personalidades, influenciadores digitais ou pessoas importantes da comunidade, envie por e-mail ou mensagem de celular um texto bem simpático com todas as informações sobre a campanha, junto com uma imagem onde o endereço do site e/ou QR code para doação apareçam em destaque. Peça gentilmente para compartilhar entre conhecidos e nas redes sociais. Se a pessoa puder gravar um vídeo chamando mais gente para a campanha melhor ainda!


  • Faça o mesmo pedido a todos os funcionários e voluntários de sua organização.


  • No Dia de Doar, organize uma live nas redes sociais ou programe postagens para fazer ao longo de todo o dia.


A gente também preparou uma imagem que pode ser customizada facilmente com a inclusão do QR code e logo da sua organização. Clique aqui para baixar o arquivo em formato adequado para WhatsApp, Facebook e Instagram. Depois, você pode incluir o QR code e o logo usando qualquer programa de edição de imagens, inclusive o PowerPoint.





Depois, não se esqueça de agradecer a quem participou! Ao fazer esse segundo contato, aproveite para convidar o público para fazer doações mensais programadas pelo site.


Aproveite para aprimorar seus conhecimentos

Se você dispõe de um pouco mais de tempo, aproveite para fazer o curso online gratuito “Dia de Doar – Planejando uma campanha de sucesso”, disponibilizado pela Escola Aberta do Terceiro Setor.


9 vistas

Entradas Recientes

Ver todo

MercadoLibre©Copyright 2019. Todos los derechos reservados.

Diseñado por                     en la plataforma de 

wingu.png
wix.png