• Mercado Livre Solidário

16 ferramentas para agilizar o dia a dia de sua organização

Conheça algumas plataformas tecnológicas que podem ser uma mão na roda na hora de controlar atividades, equipes e burocracias. A maior parte delas oferece boas versões gratuitas!


Desenho e controle de processos, gerenciamento de projetos, coordenação de equipe, gestão financeira, comunicação. Para cumprir bem sua missão, uma organização social precisa de estrutura e práticas de gestão semelhantes às de uma empresa. Que tal, então, conhecer algumas ferramentas que podem facilitar esse trabalho?


Pesquisamos algumas opções e selecionamos 17 que prometem tornar a sua gestão mais organizada, transparente e ágil. Geralmente, as versões gratuitas são mais restritas e possuem menos funcionalidades, mas ainda assim podem ser bem úteis. Confira:



Para apoiar a gestão da equipe


  • Slack: facilita a comunicação entre a equipe, deixando todo mundo atualizado sobre o que está acontecendo na organização ou em campanhas e projetos específicos. Com um feed organizado por data, a ferramenta permite que os participantes postem recados, links, imagens e arquivos para que todos comentem e colaborem com agilidade.

  • Trello: organiza seu time em torno de um projeto ou fluxo de trabalho. Bem intuitivo, com ele você consegue criar e visualizar todas as etapas, pendências e atividades já realizadas.

  • Toggl Track: muito simples de usar, permite que o gestor crie diversas tarefas dentro de um mesmo projeto, controle a alocação e produtividade dos profissionais e gere relatórios dentro do período que desejar (diários, mensais ou anuais, por exemplo).



Para apoiar a gestão financeira


  • Conta Azul e Nibo: bons para aquelas organizações que ainda mantêm todo o controle financeiro em planilhas. Permitem acompanhar o fluxo de caixa, automatizar cobranças, emitir notas fiscais, gerar boletos e relatórios financeiros, entre outras funcionalidades. Podem ser integrados a outras plataformas, entre elas o Mercado Livre ;)

  • Mercado Pago: as contas digitais são pouco burocráticas, intuitivas e seguras, por isso facilitam a gestão financeira da sua organização. A conta do Mercado Pago pode ser uma boa alternativa, pois lá você consegue receber doações e pagamentos de diferentes formas, fazer pagamentos de contas, fornecedores e funcionários, receber o valor de vendas feitas via Mercado Livre e ainda pode colocar o dinheiro para render.



Para apoiar a gestão de projetos e processos


  • Heflo: facilita o desenho de processos que precisam ser padronizados, com definição de tarefas, prazos e indicadores.

  • HubSpot – Business Templates: disponibiliza modelos de planilhas, documentos e apresentações para diversas finalidades – de propostas de trabalho até planos de comunicação, checklist de projetos, documentação de processos, recibos e relatórios anuais. Tudo prontinho para você baixar e começar a usar!



Para apoiar a comunicação e o relacionamento com doadores


  • HubSpot: esta plataforma de CRM tem uma versão gratuita com boas opções, que incluem ferramentas para envio de e-mails, criação de landing pages, elaboração de orçamentos e gerenciamento de contatos.

  • Wordpress: oferece uma opção gratuita para criar sites mais simples e diversas opções pagas que incluem designs mais sofisticados, funcionalidades e plugins para criar sites, receber doações e pagamentos, armazenar dados e avaliar o desempenho de suas ações digitais.

  • MailChimp: a versão gratuita permite o relacionamento com até 2 mil contatos por mês. Além de automatizar o disparo de e-mails, facilita a análise da base de contatos e a coleta de dados e centraliza a programação de posts em redes sociais, entre outras funcionalidades.

  • Canva: ferramenta de design gráfico que oferece uma infinidade de templates prontos para posts em redes sociais, convites, cartões, apresentações, cartazes, folders, etc. Mesmo a versão gratuita é bastante completa e permite que você convide membros da equipe para colaborar e comentar as peças que estão em desenvolvimento.

  • Gimp: software gratuito para edição de imagens semelhante ao Photoshop.

  • Buffer: uma mão na roda para a gestão das redes sociais da sua organização, pois permite a organização e agendamento de posts de forma integrada. A versão gratuita inclui o gerenciamento de até três canais. Nas versões pagas, oferece 50% de desconto para organizações sem fins lucrativos cadastradas.

  • mLabs: faz a mesma coisa que o Buffer, com a vantagem de ser todo em português.

  • SEOprofiler: a opção gratuita desta ferramenta pode atender muito bem às necessidades de uma organização social. Com ele você consegue pesquisar rankings diários do seu site por palavra-chave e avaliar a otimização do seu site para mecanismos de busca.

  • Google trends: útil para quem quer conhecer e comparar o desempenho de palavras-chave em uma determinada região.


Você já usa ou já usou alguma dessas ferramentas? Compartilhe a sua experiência com a gente aqui nos comentários!

3 vistas0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo

Superando juntos, mais uma vez

No momento em que passamos de 370 mil mortos pela pandemia de covid-19 e testemunhamos mais de 125 milhões de brasileiros (59,3% da população!) sofrendo com a insegurança alimentar, as doações perdera

Como usar o Pix na captação digital de recursos

As organizações sociais já podem contar com mais um recurso para a arrecadação de doações digitais. Trata-se do Pix, um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que simplificou bastant